Sobre a Barra da Tijuca

Bairro do Rio de Janeiro situado na zona oeste da cidade. Faz “fronteira” com Jacarepaguá e o Recreio dos Bandeirantes.

Região considerada nobre contando com várias empresas, shoppings sofisticados e com condomínios de altíssimo padrão. Bairro de classe média alta concentra muitos empresários e profissionais bem sucedidos.

A Barra, como é conhecida popularmente, é um bairro relativamente novo, classificado como de alto desenvolvimento pelo Índice de Desenvolvimento Humano.

Ano passado (2016) foi a grande sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 e dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, recebendo dezesseis modalidades olímpicas (basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, luta greco-romana, luta Livre, nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, esgrima e tênis) e nove paralímpicas (basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, goalball, judô, natação, rúgby em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas).

Para a realização desses Jogos Olímpicos foi construída a Vila Olímpica do Rio de Janeiro. Após os Jogos, o Parque Olímpico do Rio de Janeiro será transformado em um amplo complexo esportivo e educacional destinado a estudantes da rede municipal e atletas de alto rendimento.